INSPIRAR

INSPIRAR #05 – Stamford Bridge Stadium por Herzog & de Meuron

Para celebrar a chegada da copa do mundo, durante o mês de junho, nossa série INSPIRAR vai abordar uma coletânea de grandes projetos que se destacaram em concursos! Com vocês, inaugurando este especial, o Estádio da Stamford Bridge!

Autor: Herzog  & de Meuron +  Lifschutz Davidson Sandilands
Competição: 2016  Chelsea FC’s London Stadium Competition
Local: Londres, Inglaterra

Os bairros londrino de Hammersmith e Fulham aprovaram por unanimidade a reformulação do estádio Stamford Bridge, o que aumentará a capacidade do público atual de 41.837 para 60.000 espectadores. Os arquitetos receberam permissão da comunidade para planejar a reforma completa do estádio de Londres do Chelsea FC, encapsulando-o atrás de pilares esculturais, feitos de tijolos.

O escritório suíço Herzog & de Meuron está trabalhando em conjunto com o escritório londrino de arquitetura Lifschutz Davidson Sandilands para desenvolver o projeto, que deve custar £500 milhões e ser concluída até 2021. A nova característica mais proeminente se dá nos 264 pilares de tijolos, que envolverão completamente o estádio e apoiará um anel de estrutura metálica acima da construção existente. Isso criará espaço para os espectadores extras – igualando a capacidade com o estádio do rival londrino, o Arsenal.

Os pilares destinam-se a tornar o ambiente mais “caseiro” com a arquitetura de tijolos semelhante a das edificações residenciais do entorno, e também criar uma passagem coberta ao redor do perímetro do edifício. O conselho do bairro já havia recomendado que o projeto fosse aprovado com cuidado, observando que a arquitetura poderia impactar negativamente uma área de conservação próxima, mas que os benefícios do esquema superavam em muito os negativos.

Em um relatório, o porta-voz da comunidade John Sanchez disse que o projeto “baseia-se no contexto histórico de estádios anteriores na região”. “O design resultante é uma peça de alta qualidade e uma solução arquitetônica única“, disse ele. “Tem as qualidades marcantes de um espaço esportivo significativo, com uma identidade clara que desmembraria e unificaria o local.”

“Stamford Bridge tem uma história rica e está localizada no centro de um bairro vibrante. Ao contrário de um estádio isolado, ele faz parte do dia-a-dia da comunidade local.” Disse o fã de futebol e torcedor do Chelsea, Jacques Herzrog.

___

O texto aqui apresentado sobre este projeto foi uma tradução livre realizada pela nossa equipe, veja o texto original em inglês e as imagens em alta resolução neste link!

Gostou da série INSPIRAR e quer olhar mais projetos em destaque? Clique aqui para ser redirecionado a outros conteúdos semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *