INSPIRAR

INSPIRAR #06 – Estadio Camp Nou por BIG

No INSPIRAR desta semana, confira um dos finalistas do concurso proposto pelo FC Barcelona para revitalização do seu tradicional estádio, o CAMP NOU!

Autor: BIG (Bjarke Ingels Group)
Competição: 2016 Estadio FCB Barcelona (Projeto finalista)
Local: Barcelona, Espanha

O novo estádio quer ser, antes de mais nada, um lugar para os adeptos e jogadores se reunirem em comemoração ao esporte. Foi concebido como uma conclusão respeitosa da arquitetura de Francesc Mitjans-Miró, originalmente construída em 1957. Pela descrição dos arquitetos responsáveis, ao invés de começar do zero ou cobrir as superfícies antigas do estádio histórico, propuseram desnudar os ossos do estádio e seu patrimônio em um encontro honesto com a nova arquitetura – dentro e fora.

Camp Nou será um palácio para o povo, composto de elementos funcionais e materiais presentes no cotidiano cotidiano selecionados a partir da paleta material da arquitetura catalã tradicional e contemporânea, onde foi unificada a identidade Blaugraná nos ossos do edifício por meio de atributos inerentes. O projeto feito para o novo estádio propõe uma forte integração com o entorno, através de 4 principais elementos envolventes: o novo Campus Espai Barça, o novo distrito de Les Corts, a Universidade UPC e os Jardins Maternitat.

“Sendo um esforço ambicioso de renovação urbana, o novo Camp Nou será “um bom cidadão” do bairro Les Corts, com a maior ambição de se tornar um bairro grande e animado 24 horas por dia, 365 dias por ano. Camp Nou não será apenas lar do novo estádio para o FC Barcelona – será todo o novo bairro de Barcelona.” –Bjarke Ingels

___

O texto aqui apresentado sobre este projeto foi uma tradução livre realizada pela nossa equipe, veja o texto original em inglês e as imagens em alta resolução neste link!

Gostou da série INSPIRAR e quer olhar mais projetos em destaque? Clique aqui para ser redirecionado a outros conteúdos semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *