INSPIRAR

INSPIRAR #07 – Japan National Stadium por COX Architecture

Com um conceito desenvolvido em cima de uma tecnologia construtiva milenar japonesa, o terceiro estádio apresentado pela INSPIRAR mescla tradição com tecnologia no Estádio Nacional do Japão!

Autor: COX Architecture
Competição: 2012 Japan National Stadium Competition (Segundo lugar)
Local: Tóquio, Japão

Segundo os arquitetos: O projeto do estádio representa uma evolução dos ambientes esportivos e de entretenimento como principais plataformas de eventos culturais e sociais para a vida pública. Concebido em conjunto com a Arup, o nosso projeto se define em uma síntese da arte tradicional japonesa com uma compartimentação do espaço estruturalmente leve. A cobertura utiliza a eficiência inerente da forma de ovo, empregando uma estrutura de malha diagonal sobre um escudo elíptico. Dentro do estádio encontram-se uma série de elementos de suporte de madeira segmentados e trabalhados, como nos trabalhos tradicionais japoneses.

No Estádio Nacional do Japão, novas tecnologias voltadas a eficiência energética e conforto ambiental, se apresentam em forma de sistemas de energia ativa e jardins verdes internos. Plataformas e platôs terrestres operáveis são reconfiguradas para otimizar o estádio para ser palco diferentes atividades, como: rúgbi, futebol, atletismo e shows. Esta forma simples e elegante, combinando artesanato, tecnologia e ambiente, simboliza uma profunda afinidade cultural japonesa pela pureza da forma e da natureza.

Confira o vídeo-conceito de apresentação do projeto:

___

O texto aqui apresentado sobre este projeto foi uma tradução livre realizada pela nossa equipe, veja o texto original em inglês e as imagens em alta resolução neste link!

Gostou da série INSPIRAR e quer olhar mais projetos em destaque? Clique aqui para ser redirecionado a outros conteúdos semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *