INSPIRAR

INSPIRAR #08 – Ras Abu Aboud Stadium por Fenwick Ibarren

Projetado com contêiners reciclados, o estádio no Catar pode ser desmembrado por completo e movido para outro lugar após o encerramento dos jogos. Confira mais detalhes sobre esse projeto no INSPIRAR desta semana!

Autor: Fenwick Ibarren Architects
Competição: 2018 Abu Aboud Stadium Competition
Local: Doha, Quatar

O Estádio Ras Abu Aboud fica localizado à beira-mar na área de West Bay, no centro da cidade, com vista para o Corniche, o principal ponto de referência de Doha. Com conclusão prevista para 2020, o Estádio Ras Abu Aboud é um dos oito locais propostos para o mundial de 2022.

Como diferencial projetual, contêiners marítimos reformulados estão sendo usados para construir o estádio,concebido pelo escritório Fenwick Iribarren Architects. A escolha do desenho modular pelos arquitetos espanhóis significa que o estádio pode ser desmontado e transferido para um novo local após o torneio de futebol. As grandes caixas de aço reaproveitadas serão dispostas em um “elegante quadrado arredondado” e cada um deles será modificado para conter diferentes elementos do estádio de 40.000 lugares, incluindo assentos removíveis, camarotes e banheiros.

O edifício foi projetado para ser completamente reaproveitado após a Copa do Mundo da FIFA de 2022, seja transferido para um novo local para sediar jogos futuros ou adaptado a diversos espaços esportivos e culturais menores.

“Estamos confiantes de que este conceito inovador e sustentável será uma inspiração para os desenvolvedores de estádio e arquitetos do mundo todo, capazes de criar locais esteticamente agradáveis que oferecem novas possibilidades de legado”, disse o co-fundador da Fenwick Iribarren Architects, Mark Fenwick.

O uso de contêineres adaptados como elementos de construção reduz a quantidade de materiais necessários, gerando assim menos resíduos e reduzindo a pegada de carbono do estádio. (Quer saber o que é pegada de carbono? Clique aqui). Toda a infraestrutura para a Copa do Mundo deve atender aos critérios do Global Sustainability Assessment System (GSAS), que classifica as construções ecológicas e a infraestrutura em todo o Oriente Médio e Norte da África.

“O Catar está oferecendo excelentes resultados em termos de sustentabilidade e inovação, incluindo o projeto proposto para o Ras Abu Aboud Stadium”, disse Federico Addiechi, chefe de responsabilidade social corporativa da FIFA.

___

O texto aqui apresentado sobre este projeto foi uma tradução livre realizada pela nossa equipe, veja o texto original em inglês e as imagens em alta resolução neste link!

Gostou da série INSPIRAR e quer olhar mais projetos em destaque? Clique aqui para ser redirecionado a outros conteúdos semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *