INSPIRAR

INSPIRAR #10 – Gare Saint-Denis Pleyel por Kengo Kuma & Associates

Hoje no inspirar, trazemos o projeto do escritório japonês Kengo Kuma & Associates que venceu a competição para projetar a Gare Saint-Denis Pleyel, uma das três principais estações que serão construídas para atender um novo trecho do metrô de Paris.

Autor: Kengo Kuma & Associates
Competição: 2015 Paris Metro Competition – Gare Saint-Denis Pleyel
Local:Paris, França

A estação será implantada em Saint-Denis, um bairro de subúrbio ao norte de Paris, e é um dos principais pontos de transferência de uma extensão do metrô que criará um circuito ao redor da capital. A estação de 45 mil metros quadrados de Kuma terá nove andares – com cinco níveis acima do solo e quatro abaixo – e também abrigará lojas, uma biblioteca multimídia e um centro de negócios.

“O projeto foi concebido como uma oportunidade única para abrir o distrito, conectando os dois lados da cidade através de uma enorme malha ferroviária na estação Parisian North”, disse Kengo Kuma. “Isso permitirá que a região e a cidade aumentem significativamente sua escala metropolitana”.

A Gare Saint-Denis Pleyel será formada por camadas em forma de cunha, construídas em vidro e aço, que, segundo os arquitetos, homenageiam os trilhos. A malha de transportes na superficie cruzará a frente do prédio, enquanto o acesso à estação de metrô será no subsolo.

“A estação se torna uma extensão dos espaços públicos em várias perspectivas”, disseram os arquitetos. “Múltiplos níveis se conectam em espiral, então a estação funciona como um complexo que apresenta vias de deslocamento em camadas verticais.”

O prédio será cercado por uma grande praça para pedestres, quebrada por trechos de plantio. Terraços inclinados correrão ao redor da cobertura dos três volumes, proporcionando acesso a um jardim no terraço.

“A estação será um novo centro da cidade e seu programa complementar trará uma dimensão social e cultural dinâmica ao distrito de Pleyel”, acrescentaram os arquitetos.

A estação faz parte do projeto Grand Paris Express, que visa construir um anel de metrô automatizado em torno da periferia da cidade. Três filiais desta rota servirão os bairros em desenvolvimento – Saint-Denis, Clichy-Montfermeil e Le Bourget. Um total de 72 novas estações serão construídas, mas cada uma das filiais tem uma estação principal que foi designada como um projeto “icônico”, com os projetos encomendados através de competições internacionais.

___

O texto aqui apresentado sobre este projeto foi uma tradução livre realizada pela nossa equipe, veja o texto original em inglês e as imagens em alta resolução neste link!

Gostou da série INSPIRAR e quer olhar mais projetos em destaque? Clique aqui para ser redirecionado a outros conteúdos semelhantes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *